O QUE É O PESO POR EIXO E COMO CALCULÁ-LO?

Você já foi parado na balança por estar com excesso de peso por eixo? Muitos motoristas enfrentam esse problema que poderia ser facilmente evitado. Reunimos informações e dicas valiosas para não descumprir a Lei da Balança e seguir viagem sem atrasos e multas. 

ACOMPANHE!
PESO POR EIXO
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LEI DA BALANÇA
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CÁLCULO DO PESO

O QUE É PESO POR EIXO?

A  quantidade de carga suportada por cada eixo do veículo. Esse parâmetro é essencial não apenas para a vida útil do caminhão, mas para a conversação das estradas e rodovias.

EIXO

SIMPLES

Os eixos simples são bem comuns nas estradas e podem ser subdivididos em dois grupos:

  • Rodagem simples — 2 pneus com carga de até 6 toneladas;
  • Rodagem dupla — 4 pneus com carga de até 10 toneladas.

EIXO

DUPLO

Os eixos duplos estão presentes em caminhões maiores e mais pesados. Eles dependem do tandem:

  • Eixo tandem: não há espaçamento entre os eixos;
  • Eixos não tandem: podem ter rodas duplas, com espaçamento de 2m ou mais.

EIXO

TRIPLO

Os eixos triplos são destinados a caminhões robustos, geralmente que transportam cereais a granel. Esse modelo tem sempre três composições de rodagem dupla (12 pneus):

  • Tandem de até 1,20m — máximo de 25 toneladas;
  • Tandem de 1,20m a 2,40m — máximo de 27 toneladas;
  • Tandem acima de 2,40m — máximo de 30 toneladas;
  • Rodagem dupla — 12 pneus, com carga de até 25,5 toneladas;
  • Com uma rodagem simples e duas duplas — 12 pneus, com carga de até 27 toneladas.

O que a Lei da Balança diz sobre o peso por eixo?

As Resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) são as grandes responsáveis por determinar as quantidades máximas de peso que cada caminhão pode transportar, inclusive dos eixos.

Essas duas normas detalham a questão, garantindo mais segurança nas estradas e a conservação das pistas. Vale dizer que, para delimitar o peso máximo a ser transportado por cada veículo, alguns fatores são considerados:

  • A dirigibilidade;
  • estado da estrada e rodovia;
  • O nível de desgaste do caminhão;
  • A redução do consumo de combustível e, consequentemente, da poluição.

Tolerância de peso

Se você foi parado na balança e a fiscalização identificou um excesso de peso por eixo, saiba que a lei é um pouco flexível. Na verdade, existe uma tolerância de sobrepeso, já que os próprios equipamentos podem não estar calibrados.

 

No caso do peso bruto total, há uma tolerância é de 5%. Caso esteja acima disso, haverá a aplicação de multa e necessidade de realizar o transbordo para conseguir terminar o transporte.

No caso do peso por eixo, o limite é de 10%. Apesar da aplicação da multa, o transbordo só é exigido quando o excesso for superior a 12,5%.

 

Responsável pela aplicação da multa

 

Quem tem competência para aplicar a multa por excesso de peso? Essa é mais uma informação importante para o caminhoneiro. Confira:

  • Em rodovias federais com cobrança de pedágio — ANTT e a PRF;
  • Em rodovias federais sem cobrança de pedágio — apenas a PRF;
  • Em rodovias estaduais — DER e PRE;
  • Em estradas municipais — a secretaria de transportes do local.

Como fazer o cálculo do peso por eixo?

Em primeiro lugar, vale dizer que já existem equipamentos que fazem essa pesagem, sendo um bom investimento.

Além disso, é importante aprender a fazer a adequada distribuição do peso e, assim, evitar problemas durante a fiscalização. Lembrando que a carga suportada pelo eixo varia conforme a quantidade de pneus e distância entre os eixos.

Para simplificar sua vida, selecionamos os principais exemplos. Confira:

  • Eixo isolado com 2 pneus — 6 toneladas;
  • Eixo isolado com 4 pneus — 10 toneladas;
  • Dois eixos direcionais com dois pneus cada – 12 toneladas;
  • Dois eixos em tandem com quatro pneus cada – 17 toneladas.

Sabendo disso, um caminhão trucado pode carregar até 23 toneladas (6t do eixo isolado com 2 pneus + 17t dos eixos em tandem com 4 pneus).  Já o caminhão toco consegue carregar 16 toneladas (6t do eixo isolado com 2 pneus + 10t do eixo isolado com 4 pneus).

CONTATO

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o peso por eixo? O assunto costuma dar dor de cabeça em muitos caminhoneiros, mas não precisa ser assim. Na verdade, com atenção e um pouco de informação, é possível fazer o cálculo corretamente e garantir viagens tranquilas e livres de multas. Quer ficar por dentro das novidades? Cadastre-se abaixo: