Você já foi parado na balança por estar com excesso de peso por eixo? Muitos motoristas enfrentam esse problema que poderia ser facilmente evitado. Reunimos informações e dicas valiosas para não descumprir a Lei da Balança e seguir viagem sem atrasos e multas.
Os eixos simples são bem comuns nas estradas e podem ser subdivididos em dois grupos:
Os eixos duplos estão presentes em caminhões maiores e mais pesados. Eles dependem do tandem:
Os eixos triplos são destinados a caminhões robustos, geralmente que transportam cereais a granel. Esse modelo tem sempre três composições de rodagem dupla (12 pneus):
Essas duas normas detalham a questão, garantindo mais segurança nas estradas e a conservação das pistas. Vale dizer que, para delimitar o peso máximo a ser transportado por cada veículo, alguns fatores são considerados:
Se você foi parado na balança e a fiscalização identificou um excesso de peso por eixo, saiba que a lei é um pouco flexível. Na verdade, existe uma tolerância de sobrepeso, já que os próprios equipamentos podem não estar calibrados.
No caso do peso bruto total, há uma tolerância é de 5%. Caso esteja acima disso, haverá a aplicação de multa e necessidade de realizar o transbordo para conseguir terminar o transporte.
No caso do peso por eixo, o limite é de 10%. Apesar da aplicação da multa, o transbordo só é exigido quando o excesso for superior a 12,5%.
Quem tem competência para aplicar a multa por excesso de peso? Essa é mais uma informação importante para o caminhoneiro. Confira:
Em primeiro lugar, vale dizer que já existem equipamentos que fazem essa pesagem, sendo um bom investimento.
Além disso, é importante aprender a fazer a adequada distribuição do peso e, assim, evitar problemas durante a fiscalização. Lembrando que a carga suportada pelo eixo varia conforme a quantidade de pneus e distância entre os eixos.
Para simplificar sua vida, selecionamos os principais exemplos. Confira:
Sabendo disso, um caminhão trucado pode carregar até 23 toneladas (6t do eixo isolado com 2 pneus + 17t dos eixos em tandem com 4 pneus). Já o caminhão toco consegue carregar 16 toneladas (6t do eixo isolado com 2 pneus + 10t do eixo isolado com 4 pneus).